sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fenômeno sem rosto

Para a aula de “Novas Tecnologias na Comunicação”


Quem nunca entrou em um bate papo online se passando por outra pessoa só para se divertir, dar risada ou até mesmo assustar alguém? Que menina nunca mandou um scrap alfinetando o namorado da outra? Falando mal da menina da sala ao lado, quem nunca criou comunidades falando mal dos professores, zuando uma garota estranha da sala?...Com certeza todo mundo já participou de alguma dessas brincadeiras e hoje em dia é muito fácil realizar todas essas ações sem nunca imaginarem quem realmente é você, sua idade, personalidade, sexo, religião...


Assim esta cada vez mais fácil criar personagens fictícios nas redes virtuais e cada vez mais difícil descobrir a sua verdadeira identidade. O que não podemos esquecer é que enquanto isso não traz problemas sérios à vida de ninguém até da para se divertir, mais não é sempre isso que acontece. Algumas pessoas vão alem é aproveitam esse ‘’anonimato’’ para transtornar a vida de outras pessoas.



E nos dias de hoje essa prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outras recebe o nome de CYBERBULLYING. Como esse nome ainda é pouco conhecido ele começa a entrar lentamente nos ouvidos da opinião pública,e ainda permanece na penumbra, em um territorio que só é desvendado quando se é pesquisado.
Uma pesquisa mostrou que em 2008, 32% dos adolescentes tinham sido vitimas do cyberbullying. E os ataques vem de todos os lugares incluindo jogos online, e-mails, telefones celulares, mensagens de texto e outros dispositivos eletrônicos seguidos de i ameaças de morte, envio de vírus, acesso a contas de e-mail, interrupção da participação de uma pessoa em um jogo online, constrangimento intencional de alguém entre seus colegas, além de muitas outras ações.



Por tanto se você se encaixa em alguma ameaça denuncie. Cyberbullying é crime e precisa ser reconhecido.






Juliana Araújo

1 comentários:

Unknown disse...

Legal Ju!!! Desenvolveu bem o assunto, complicado esse tema mas vc conseguiu se sair muito bem. Bons exemplos e ilustração bem resolvida com vídeos e imagens.

Postar um comentário